domingo, 6 de junho de 2010

Liberal, mas nem tanto

Adoro que meus filhos comam alimentos naturais, mas não sou radical. Desde que não consumam com frequência, deixamos que bebam refrigerantes (uma vez por semana, em geral em festinhas), comam doces e biscoitos industrializados, etc. Mas não gosto que bebam ou comam nada que contenha adoçantes artificiais, pois, em meio a tantos estudos controversos – fazem mal, não fazem –, prefiro seguir o caminho da prudência. Hoje o Rafa me pediu que fizesse gelatina. Sempre pensei na tradicional gelatina Royal como algo inofensivo, cujos defeitos "perdoáveis" eram apenas o corante e o açúcar. Assim, fiquei pasma quando vi que a fórmula da gelatina de morango (não sei dos outros sabores) inclui, além do açúcar, dois adoçantes artificiais: aspartame e ciclamato de sódio! Recorri ao Google e encontrei no SAC da empresa a resposta à mesma dúvida de outra consumidora indignada: o uso dos adoçantes é para “reduzir a quantidade de açúcar no produto e, consequentemente, da quantidade total de calorias”. Prefiro ter a opção de reduzir o consumo de calorias dos meus filhos educando seu paladar para sabores doces que não sejam “melados” e não incluindo adoçantes na dieta de crianças de peso normal. Além do mais, o ciclamato de sódio é proibido em alguns países, como nos Estados Unidos, então por que vou dá-lo aos meus pequenos? (R.Z.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário